O núcleo de podcasts da Agência RadioWeb

Cultura gaúcha: essência do RS se propaga junto a debates atuais

22 de dezembro de 2021

Cultura gaúcha: essência do RS se propaga junto a debates atuais
Foto: Reprodução

A cultura gaúcha se consolida e é preservada através de entidades como o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Neste mês de dezembro de 2021 é celebrado o centenário do nascimento Glaucus Saraiva, que foi um dos fundadores desta iniciativa.

Em paralelo a esta luta de defesa pela preservação da cultura regional, que é acompanhada por entidades de países como Argentina e Uruguai, debates de relevância da sociedade atual também ocorrem. Temas como homossexualidade e racismo também entram na lista de discussões dentro deste contexto.

Em entrevista concedida à Agência Radioweb, o presidente do MTG, Manoelito Savaris, destacou a finalidade do movimento: “trabalhamos com a área da cultura que tem identidade regional, as manifestações culturais típicas do gaúcho. É isto que nós trabalhos. O gaúcho é um tipo humano, que nasce na Pampa, que é resultado desta convivência laboral do homem de a cavalo lidando com o boi. É assim que se constrói o gaúcho. Não se entende o gaúcho sem a figura do cavalo e suas influências. Trabalhamos a questão histórica do gaúcho e a história da construção da sociedade sul-riograndense”.

O MTG, fundado oficialmente em 1966, acumula mais de 1,7 mil centros de tradições de gaúchas (CTG) no Rio Grande do Sul, outros 1,1 mil em outros estados brasileiros e mais de uma dezena fora do Brasil. O movimento soma cerca de um milhão de associados.

últimas do RW Reportagens Especiais

Últimas notícias

Você está ouvindo: