O núcleo de podcasts da Agência RadioWeb

Morte de Kim Jong-il e ascensão de Kim Jong-un ocorriam há 10 anos na Coreia do Norte

16 de dezembro de 2021

Morte de Kim Jong-il e ascensão de Kim Jong-un ocorriam há 10 anos na Coreia do Norte
Foto: Wikimedia Commons/Reprodução

A edição de número 29 do Estação História recorda a morte do ex-líder da Coreia da Norte Kim Jong-il, que deu lugar ao filho e atual mandatário do regime socialista Kim Jong-un. No dia 17 de dezembro de 2011 faleceu o pai do atual líder norte-coreano.

Em entrevista concedida ao Estação História, o pesquisador do Núcleo de Inteligência Internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Leonardo Paz Neves, analisou semelhanças entre os líderes da Coreia Norte. Para ele, uma das marcas do governo de Kim Jong-il, que durou 17 anos, foi a forma como se deu sua ascensão ao poder e o desenvolvimento do programa nuclear bélico do país asiático.

“É um regime autoritário, fechado, a partir de uma lógica dinástica. É um modelo que há em outros lugares. São regimes autoritários, seguem a lógica dinástica, de pai para filho, mas que são organizados em torno de um partido”, destaca Paz Neves.

A Coreia do Norte é governada pela família Kim desde o ano de 1948. São três gerações consecutivas que ocupam o poder: Kim Il-sung (1948-94), Kim Jong-il (1994-2011) e Kim Jong-un (2011-atualidade).

últimas do RW Estação História

Últimas notícias

Você está ouvindo: